Revisão de literatura


No que se refere à contextualização sócio cultural, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (vol. 3 - 1997) estabelecem que o aluno deva:
·         Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia, percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio.
·         Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade.
·         Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.

Segundo o Programa Nacional do Livro didático para o Ensino Médio – (PNLEM, 2004), a “História da Matemática oferece um âmbito de contextualização importante do conhecimento matemático. Um livro didático deve fazer referências aos processos históricos de produção do conhecimento matemático e utilizar esses processos como instrumento para auxiliar a aprendizagem da matemática”.

Por conta dessa recomendação dos PCN é que todos os livros didáticos utilizam da História da Matemática para apresentar uma breve definição com textos curtos, mas interessantes ligados ao conteúdo abordado.
Fizemos uma breve pesquisa sobre títulos de livros que utilizam a História da Matemática para ensinar os números e encontramos inúmeras coleções de livros didáticos e alguns paradidáticos. Apresentamos aqui alguns dos títulos encontrados: