Situação atual do ensino dos números

A história dos números está diretamente ligada à própria história do homem. Assim, a evolução dos conjuntos numéricos obedeceu à necessidade de representação da natureza e solução de problemas com os quais o ser humano deparou no decorrer de sua existência.
O conceito de número é um dos conceitos fundamentais da Matemática, e seu ensino não recebe a atenção correspondente e tem cada vez mais sido deixado para segundo plano com uma apresentação rápida e conceitualmente pobre.
Na atualidade os diversos recursos tecnológicos da informação, as calculadoras e computadores de modo crescente invadem nosso cotidiano. Os estudantes vivem e respiram esse ambiente, no qual os números assumem funções e características cada vez mais distantes da conceituação matemática.
E assim o uso das tecnologias dos dias de hoje pressiona a escola, a cada vez mais, a buscar novas abordagens para o ensino da Matemática, a buscar aplicações da Matemática que dêem sentido ao seu aprendizado, a encontrar meios de incentivar os alunos a participarem da construção de seus próprios conhecimentos.
Enfim, é preciso que a escola se aproxime do interesse e modo de pensar dos estudantes de hoje, sem se descuidar da formação necessária ao desenvolvimento intelectual desses estudantes. A Matemática tem um papel importante e condições de preencher as diversas funções de interesse dos jovens desde que seu ensino receba abordagens compatíveis a elas.


REFERÊNCIA
www.abed.org.br/congresso2008/tc/552008104927AM.pdf