A historia da matemática hoje e mas um aliado do professor, no seu dia a dia em sala de aula.
Atualmente a matemática vem se destacando pois não é mas o “monstro” para boa parte dos alunos, com isso pode ser visto um avanço na aprendizagem dos alunos.
O que a historia da matemática tem influenciado nesse aspecto? Autores como D´Ambrósio, Mendes, dentre outros, defendem que a Historia da matemática, como forma de ajudar a compreensão dos alunos nos conteúdos matemáticos.
O que a historia da matemática tem influenciado nesse aspecto? Autores como D´Ambrósio, Mendes, dentre outros, defendem que a Historia da matemática, como forma de ajudar a compreensão dos alunos nos conteúdos matemáticos.
D´Ambrósio em 1996 afirma que “a historia da matemática é um elemento fundamental para que o aluno entenda como foram criadas na teoria e na pratica os conteúdos de matemática em sua época”. Já Mendes em 2001 afirma que ” usar a historia da matemática como mas um recurso pedagógico, promove um ensino aprendizagem de matemática mostrando o conhecimento matemático produzido pela sociedade ao longo dos tempos”.
Quando o professor de qualquer que seja a disciplina conhece a historia dos conteúdos que serão abordados na sua pratica pedagógica, e as usa como subsidio para as suas aulas, ele ira ajudar no aprendizado dos conteúdos de hoje.
No ensino da Matemática, D´Ambrósio, “recomenda acerca de um enfoque ligado a situações, mas imediatas” ressaltando, no entanto, que a expressão “mais imediata” não se refere apenas ao utilitário contempla, nesse sentido, deparar-se com o desafio intelectual. Esse desafio, conforme D’Ambrósio, pode parecer para algumas correntes, na atualidade, uma visão do passado, sendo, portanto, impossível individualizar a instrução e essa é uma das melhores estratégias para recuperar o interesse na educação matemática no contexto escolar. Mendes afirma que o ensino da matemática tem, nas informações históricas, um potencial amplo de utilização de saberes, cheio de matizes que subsidiarão o desenvolvimento de uma educação matemática transdisciplinar.