Fundamentação teórica

  A historia da matemática hoje e mas um aliado do professor, no seu dia a dia em sala de aula.
Atualmente a matemática vem se destacando pois não é mas o “monstro” para boa parte dos alunos, com isso pode ser visto  um avanço na aprendizagem dos alunos.
O que a historia da matemática tem influenciado nesse aspecto? Autores como D´Ambrósio,  Mendes, dentre outros, defendem que a Historia da matemática,  como forma de ajudar a compreensão dos alunos nos conteúdos matemáticos.
D´Ambrósio em 1996 afirma que “a historia da matemática é um elemento fundamental para que o aluno entenda como foram criadas na teoria e na pratica os conteúdos de matemática em sua época”.  Já Mendes em 2001 afirma que ” usar a historia da matemática como mas um recurso pedagógico, promove  um ensino aprendizagem de matemática mostrando o conhecimento matemático produzido pela sociedade ao longo dos tempos”.
Quando o professor de qualquer que seja a disciplina conhece a historia dos conteúdos que serão abordados na sua pratica pedagógica, e as usa como subsidio para as suas aulas, ele ira ajudar no aprendizado dos conteúdos de hoje.
No ensino da Matemática, D´Ambrósio, “recomenda acerca de um enfoque ligado a situações, mas imediatas” ressaltando, no entanto, que a expressão “mais imediata” não se  refere  apenas  ao  utilitário  contempla,  nesse  sentido,  deparar-se  com  o  desafio intelectual.  Esse desafio,  conforme  D’Ambrósio,  pode  parecer  para  algumas  correntes,  na  atualidade,  uma  visão  do  passado,  sendo,  portanto,  impossível  individualizar  a  instrução  e  essa  é  uma  das  melhores  estratégias  para  recuperar o interesse na educação matemática no contexto escolar. Mendes afirma que  o  ensino  da matemática  tem,  nas  informações  históricas, um  potencial  amplo  de  utilização  de  saberes,  cheio  de  matizes  que  subsidiarão  o desenvolvimento  de  uma  educação matemática  transdisciplinar.