ÉVARISTE GALOIS: contexto sócio-político

            Durante a vida de Évariste Galois, a França vivia uma revolução politica que dividia os franceses entre republicanos e absolutistas. Os republicanos defendiam os ideais de liberdade e eram comandados por Napoleão Bonaparte.
           A família de Évariste Galois pertencia à classe media e ideologicamente defendiam a republica e os ideais de liberdade. Nicholas Galois, pai de Évariste, assumiu o posto de prefeito da pequena cidade de Bourg-la-Reine, e por ser partidário de Napoleão, foi nomeado chefe do partido liberal, mesmo com a prisão e queda de Napoleão após perder a batalha de Waterloo, Nicholas foi mantido no cargo e passou a servir ao rei Luiz VXIII, que era monarca e defensor do absolutismo e que substituiu Napoleão.
           O interesse político de Évariste nasceu devido ao envolvimento de seu pai com a politica. Quando Évariste tinha doze anos, ingressou no internato Liceu Louis de Grand, foi a partir desse momento que Évariste Galois começou atuar politicamente, seu primeiro ato politica foi em um protesto contra o retorno dos educadores jesuítas conservadores, promovida pelo diretor da escola, e posteriormente, quando alguns alunos se recusaram a participar de um coral em uma homenagem ao rei Luiz VXIII, esses fatos causaram a expulsão de muitos alunos da escola, mas Évariste que tinha pouca idade (12 anos) foi poupado por ser considerado de pouca idade.
           Já com 18 anos, em 1827, Évariste viu seu pai ser reeleito prefeito da pequena cidade de Bourg-la-Reine, mas logo em seguida, Nicholas foi vitima de uma campanha caluniosa de um sacerdote contrário ao partido liberal e em 1829 cometeu suicídio, esse fato motivou Évariste a prometer vingança ao sacerdote, posteriormente Évariste refletiu sobre a morte de seu pai e decidiu não mais vinga-lo.
           Nessa época a Igreja ainda que timidamente, começava a acompanhar o regime republicano e as mudanças na sociedade francesa. Movimentos como o lamarkismo e o darwinismo, dividiam os europeus, contudo, as transformações tecnológicas sacodiam o mundo. Começava surgir à democracia que trazia a liberdade social, politica e econômica, e junto surgia o nacionalismo que cultuava identidade cultural e linguística. Todos esses movimentos ou regimes repudiava o poder hereditário do rei, e a França seguia um caminho revolucionário que viria a tona em 1830. Mas para Évariste, essa revolução pouco importava, pois seu objetivo era os exames da Politécnica.
          Essa revolução foi responsável pela queda de Carlos X, que sucedeu Luiz XVIII e foi sucedido por Luiz Filipe. A Politécnica era o centro de onde partiam seus estudantes para o confronto contra os soldados do rei. Foi em meados deste mesmo ano que Évariste Galois iniciou sua militância politica.  Já na escola normal o diretor proibia os protestos organizados pelos alunos, Évariste Galois, entretanto, tentava convencer os colegas a lutar, sem sucesso, decidiu filiar-se à “Sociedade dos Amigos do Povo”, uma organização secreta republicana de propósito radical, que pregava a morte do rei.
          Devido aos atritos com o diretor, Évariste foi expulso da escola, no final de 1830 alistou-se na Artilharia da Guarda Nacional, onde a maioria dos artilheiros era republicana.
          Em sua curta e intensa vida, Évariste também vivenciou as diferenças sociais a corrupção e as dificuldades econômicas enfrentadas pela França, devido às dificuldades financeiras, fundou uma escola para ensinar matemática, mas pelo seu envolvimento com a politica fracassou e fechou quinze dias após a abertura, foi preso por duas vezes, ambas por motivações politicas.
           O contexto sócio-político do período de vida de Évariste Galois, era absolutamente desfavorável para o desenvolvimento de uma personalidade complexa como era a de Galois, ainda assim, em cinco anos de estudos trouxe contribuições importantes para o desenvolvimento da Matemática.